Além de acompanhar as tendências no maior evento global da indústria do entretenimento, brasileiros também participaram de visitas técnicas ao Magic Kingdom, da Walt Disney World, e ao Ripley Entertainment

Um clima diferente – e otimista – entre os brasileiros. Foi o que se viu na edição 2019 da IAAPA Expo, realizado pela Associação Internacional de Parques Temáticos e Atrações, sediada em Orlando (EUA), considerado o maior evento da indústria global de entretenimento. Isso porque o encontro, realizado neste mês de novembro e encerrado no último dia 22, aconteceu pouco antes da entrada em vigor de uma conquista histórica para os empreendimentos brasileiros.  Em janeiro começa a isenção definitiva de impostos de importação para o setor, aprovada em outubro.

E a delegação brasileira aproveitou para ver as tendências e novidades e, assim, planejar seus próximos passos, agora com ambições maiores. A agenda brasileira foi intensa. A delegação do SINDEPAT (Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas), liderada pelo presidente Murilo Pascoal e a diretora executiva, Carolina Negri, contou com diretores de parques e autoridades. Representantes da Adibra (Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil), entidade parceira do SINDEPAT, também se juntaram ao grupo em vários momentos.

Visitas técnicas

Foram feitas duas visitas técnicas a bastidores de empreendimentos, ao Magic Kingdom, do Walt Disney World, e à Ripley Entertainment, proprietária de diversas atrações, entre elas o Ripley’s Believe It or Not, de Orlando. O objetivo foi ver a complexidade da operação de atrações de diferentes portes na cidade que é a maior referência global da indústria do entretenimento.

A delegação brasileira teve uma reunião de trabalho com a IAAPA global e foi recebida pelo presidente Hal McEvoy, a vice-presidente para América Latina e Caribe, Paulina Reyes, o segundo VP do Conselho, Jim Pattison, que esteve no Brasil para o SINDEPAT Summit em agosto, além do Subcomitê de Relações Governamentais.  Houve também dois eventos com a IAAPA latino-americana, o tradicional Latin America Lunch and Learn, que acontece anualmente na Expo, e a recepção para os países e delegações da região.

Prêmio Maurício de Sousa

Outra agenda dos brasileiros foi a entrega do Prêmio Mauricio de Sousa, realizado pela Adibra durante o Adibra International Networking, que aconteceu no Hard Rock Café do Universal Orlando. O prêmio reconheceu atrações e empresas brasileiras do setor em categorias como Criatividade, Design, Inovação e Projeto Inédito. O Prêmio Mauricio de Sousa é uma homenagem ao desenhista brasileiro, que também criou a estatueta dada aos vencedores.

A IAAPA Expo reuniu mais de 40 mil participantes que circularam por mais de mil estandes. Fizeram parte da delegação brasileira no evento representantes do Legislativo e de diferentes níveis de governo, como os deputados Newton Cardoso, presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, e Eduardo Bismarck, membro da comissão, além do secretário de Turismo do Pará, André Dias, o prefeito de Tamandaré (PE), Sergio Hacker, e o representante da Embratur, Rafael Luisi, assessor da presidência.