• Por Cristiano Fiuza, sócio-diretor da BRShare

A cada ano que passa percebemos um aumento constante em novos projetos de time share e multipropriedade, os empreendedores estão cada vez mais se informando sobre esse nicho de negócio e muitas vezes se deslumbram com os números astronômicos apresentados.


Daí a importância de se contratar uma consultoria especializada. Por se tratar de um mercado atípico, o Time Share e a Multipropriedade necessitam de um trabalho especializado, desde o estudo de viabilidade, desenvolvimento de produto, formatação da venda até o pós-vendas.

Se aventurar nesse mercado sem um especialista é um tiro no escuro, principalmente por causa dos custos iniciais de operação, o empreendedor precisa entender que para se alcançar o resultado proposto no estudo de viabilidade é necessário investimento e muito trabalho.

Outro ponto fundamental é a escolha da consultoria. Por se tratar de um mercado que sofre muito com a escassez de profissionais vemos muitas consultorias surgindo com profissionais sem o devido preparo para assessorar corretamente o cliente.

O Empreendedor deve analisar quem são os profissionais por trás da consultoria, quais projetos atuaram, qual a experiência do seu corpo técnico, e não somente quanto “cobra”, pois o barato pode sair muito caro e no final das contas é o empreendedor que fica com os problemas.

Uma consultoria de qualidade não promete somente vendas a qualquer custo, mas sim dá todo o suporte ao empreendedor para vender com qualidade e com o menor custo possível, além de oferecer o suporte necessário para manutenção e fidelização do cliente.

As consultorias precisam se reciclar sempre, trazendo profissionais cada vez mais capacitados para seu corpo técnico. Grande exemplo disso é a BRShare, empresa de consultoria na área de time share, multipropriedade e parques aquáticos que, enxergando a importância da qualificação e profissionalismo do seu corpo técnico buscou no mercado em 2018 um profissional com larga experiência em gestão comercial, Thiago Martins, que em um ano implantou sua cultura comercial, refletindo em mais vendas e menos cancelamentos. Hoje ele compõe a sociedade da BRShare.

Enfim, não é só escolher a consultoria A ou B, o empreendedor precisa realizar uma série de análises e pesquisas para ter o parceiro certo ao seu lado e assim desenvolver um projeto sólido e rentável.

* Cristiano Fiuza é sócio-diretor da BRShare, consultoria especialista em multipropriedade, timeshare e parques temáticos/aquáticos