João Paulo Pacífico apresentou dez valores para atingir a felicidade em palestra realizada na Conferência de Investimento em Propriedade Compartilhada


‘’O primeiro passo é ser feliz, se tiver feliz vai trabalhar bem e vai atingir o sucesso. Mesmo se não atingir o sucesso, a caminhada vai ser feliz, vai aproveitar a vida. O sucesso vai ser consequência. O que importa é a caminhada’’, assim iniciou a palestra João Paulo Pacífico, ‘’Performance com Propósito’’, durante a Conferência de Investimento em Propriedade Compartilhada da Interval International, que aconteceu no dia 07/08, em São Paulo.

Fundador do Grupo Gaia, empresa de securitização, líder inspirador, palestrante motivacional, autor de livros, João Paulo Pacífico destaca-se entre outros empresários da indústria ao dedicar-se à gestão de sua empresa com base em valores que incluem praticar a gratidão e comunicar-se com sinceridade. Nesta apresentação, ele compartilhou insights sobre porque agregar valor nas relações humanas pode estar na vanguarda do lucro e do sucesso de uma empresa

‘’Então é só ir atrás da felicidade, diretamente? Não é bem assim’’, disse João Paulo, que estudou Psicologia da Felicidade para chegar na base teórica e colocar em prática o que defende.

Ele explicou que não adianta buscar a felicidade. ‘’É através de atitudes e comportamentos que nos fazem felizes, indiretamente vamos atingir a felicidade, vamos viver de forma mais plena’’, afirmou o palestrante. ‘’Por isso, há pessoas morando em casas maravilhosas e bem sucedidas e estão infelizes, enquanto há pessoas mais simples, mas vivendo com mais felicidade’’.

João Paulo implantou essa visão de mundo na Gaia. A empresa foi fundada há 10 anos e precisava atrair pessoas para trabalhar. ‘’A gente criou uma cultura que atraia pessoas talentosas. Se tenho pessoas talentosas, consigo fazer bons negócios’’. Será que funcionou? ‘’Nosso recorde é 17 mil candidatos se escrevendo para uma vaga’’.

‘’Simplesmente a gente encara a vida de forma diferente, mais simples. Todo ser humano quer ser feliz, quer prosperar em todos os aspectos da vida’’.

Para chegar na felicidade, João Paulo criou e implantou na empresa 10 valores para serem praticados no dia a dia, para que as pessoas tenham uma vida mais plena.

1 – Pratique a gratidão

‘’É importante reconhecer as coisas que recebemos dos outros e da vida’’

Benefícios de praticar a gratidão: aumenta força mental, aumenta a felicidade e humor, aumenta a felicidade conjugal

Na empresa também deve haver a gratidão, como forma de reconhecimento.

2 – Sorria e faça sorrir

‘’Nós trabalhamos no mercado financeiro…mas podemos sorrir também’’, disse o palestrante. ‘’É muito melhor sorrir do que ficar sério. Os que sorriem mais vivem mais’’.

3-  Surpreenda positivamente as pessoas

‘’Vale tanto para as empresas quanto pra gente – o que nos trouxe até aqui vai nos levar para o futuro?’’, questionou João Paulo. ‘’Mas o que a Gaia faz? Somos uma empresa do mercado financeiro, temos lucro sim, mas buscamos impactar as pessoas’’.

A Gaia fundou uma ONG, a Gaia +, em que ajudamos crianças com problemas emocionais. ‘’A gente tá impactando de verdade a vida de algumas crianças’’.

‘’Penso que as empresas têm um papel muito grande para mudar o Brasil. Tenho o objetivo que as pessoas que entram na Gaia fiquem melhores’’, disse o palestrante.

4-  Viva com garra

‘’A garra tem uma correlação com sucesso maior que o QI – não quero ter na empresa alguém que tem um potencial mas sem brilho nos olhos’’, afirmou João Paulo.

5 – Comunique-se sincera e honestamente

‘’A maior parte dos problemas do mundo seriam resolvidas se as pessoas se comunicassem de forma honesta, sincera e gentil’’

6- Crie valor e gere resultado

‘’A importância de entender a sua importância – todo mundo tem que entender que é parte de algo maior’’

7 – Simplifique – faça mais com menos

‘’Quando a empresa é menor, costuma a inventar, inovar e simplificar’’

8 – Fortaleça o grupo

‘’Trabalhamos na Gaia com um conceito que não existe competição interna’’, disse o líder da empresa. No ano passado, a Gaia promoveu uma campanha para que os colaboradores se engajassem em ações sociais e no fim levou seus colaboradores para a Disney por uma semana, que era o sonho da maioria das pessoas.

9 – Espalhe gentileza

‘’O fator único mais correlacionado com a felicidade é a qualidade de seus relacionamentos, que significa ter pessoas próximas que se possa confiar de verdade’’

10 – Celebre

‘’Quantas vezes esquecemos de celebrar as coisas da vida. Se atingiu algo celebre. É bom pausar e curtir para cada evento. Em uma empresa também – celebre os pequenos passos também’’.

‘’Ser feliz não é estar empolgado o tempo todo. Os sentimentos negativos são parte da vida – a raiva, tristeza, para entender as suas necessidades. Mas é importante que a maior parte do tempo estejamos em uma vibe positiva. Para enfim atingir o sucesso. O que é sucesso para você? Estou correndo atrás do dinheiro, do status ou impactar verdadeiramente a vida das outras pessoas?’’, finalizou João Paulo Pacífico.


A Revista Turismo Compartilhado cobriu o evento a convite da Interval International