Empresário Romeu Chap Chap recebe reconhecimento Prêmio Legado ADIT – Uma vida que vale a pena ser vivida


Filho de imigrantes libaneses, com mais de 60 anos dedicados a construção civil e com forte atuação pelo Secovi/SP, já tendo presidido a entidade por várias vezes, o apelido de ‘’Senhor Habitação’’ não é por acaso. A vida do empresário Romeu Chap Chap, fundador da Chap Chap Construtora, se confunde com a indústria de construção no Brasil.

Através do Prêmio Legado ADIT – Uma vida que vale a pena ser vivida – a ADIT Brasil homenageou o ‘’Senhor Habitação’’, durante o ADIT Invest, seminário que conecta empresário dos setores imobiliários e turísticos com o mercado financeiro, que acontece em 06/08, em São Paulo.

O presidente da ADIT Brasil, Caio Calfat, o CEO do ILOA Resort e Go Family, Felipe Cavalcante, e o empresário Carlos Alberto Camargo entregaram a placa de homenagem a Romeu Chap Chap.

Chap Chap começou a erguer casas em 1959 ,ainda antes de se formar em engenharia pela Universidade Mackenzie. Ele vendeu seu carro na época, um Fusca, e construiu duas casas para vender. A partir daí, construiu mais de 100 prédios.

Em 1960, fundou sua empresa e iniciou uma carreira ao longo da qual se tornou a voz do setor e deu visibilidade nacional para o Sindicato da Habitação (Secovi) – entidade que comandou por 15 anos em períodos diferentes a partir de 1981 até 2007. Desse ano até 2009, foi presidente do Conselho Consultivo.

O empresário também foi membro de diversas instituições empresariais. Com toda essa atividade, ganhou o respeito de seus pares e de setores governamentais com os quais discutia temas que iam de políticas habitacionais a assuntos do interesse do setor.

Apesar de forte atuação e relacionamento com políticos, Chap Chap nunca aceitou convites para entrar na política.

Felipe Cavalcante, Carlos Alberto Camargo, Caio Calfat e Romeu Chap Chap

Participação na ADIT Brasil

Romeu Chap Chap também ajudou na fundação da ADIT Brasil. No início da década de 2000, em reuniões com Felipe Cavalcante, Carlos Alberto Camargo e Caio Calfat, em uma época de muito crescimento na região Nordeste, com muitos investidores estrangeiros interessados na região. Chap Chap mostrou para os empresários da região que eles não deveriam trabalhar como concorrentes, mas juntos, para o crescimento do setor.

‘’Ele sempre foi uma referência, era um grande líder do setor, era embaixador e grande divulgador do mercado imobiliário brasileiro no exterior. Ele influenciou governos, alinhando com interesses dos empresários, impactou a legislação brasileira. Apesar disso tudo, era uma pessoa acessível. E eu passei a entender o que significava ser um líder com ele’’, disse Felipe Cavalcante.

  • A Revista Turismo Compartilhado cobre o ADIT Invest 2019 a convite da ADIT Brasil