Qual a melhor maneira de motivar a equipe? Esse foi o assunto do painel ‘’Motivação é o novo modelo de gestão´´, no dia 09 de novembro, no Top Seller Event 2016, organizado pela RCI Brasil, no complexo da Costa do Sauípe/BA, com participação de Fabiula Alonso, da CLM Consultoria, Luciana Braga, do Enotel Vacation Club, Luciana Otoni, da TC Brasil, Marco Vargas, da New Time, e moderação de Armando Ramirez, da RCI Brasil.

 

 

A gerente de pós-vendas do hotel Le Canton, em Teresopólis/RJ, Fabiula Alonso, afirmou que motivar e gerir uma equipe não é simples, e trabalhar com números e resultados é mais fácil.  ‘’Gestão de pessoas não é fácil, pois é o fator humano’’, disse. ‘’Planilha é mais fácil´´.

 

 

Ela contou que sempre foi uma pessoa mais calma, por isso nunca seria uma líder que motivaria a equipe através de gritos ou outras atividades. ‘’Nunca fui uma pessoa motivacional, sou mais calma. Como sou muito analítica, acho importante mostrar resultados´´, disse. ‘’Prefiro mostrar resultados e ter uma equipe com comprometimento´´.

 

 

Motivação é pessoal

Para o diretor da New Time, Marco Vargas, a motivação pode variar de pessoa para pessoa. ‘’Para alguns é dinheiro, para outros é a oportunidade´´, afirmou. ‘’ Motivar não é fazer o meeting, rezar alto, gritar´´.

 

 

Vargas contou como fez para se motivar ao longo de sua carreira e sua estratégia para motivar suas equipes. ‘’O não poder errar me motivou a continuar, e levei para minha carreira. Tento passar minhas experiências, mostrar que já passei o que eles estão vivendo´´, disse. ‘’O desafio é encontrar o formato, um vai se motivar com uma puxada de orelha, outro com elogios´´.

 

 

Motivação no pós-vendas

De acordo com a gerente de projetos da TC Brasil, Luciana Otoni, o líder da equipe também deve estar motivado para motivar as pessoas. ‘’A gente vende férias e alegria, então, é importante estar motivado´´.

 

 

‘’Temos que gostar do outro, gostar de pessoas, principalmente o pós-vendas´´, afirmou Luciana. ‘’ Imagine ter um relacionamento com uma pessoa que não esta vendo´´.

 

 

A coordenadora de pós-vendas do Enotel Vacation Club, Luciana Braga, disse que por ela estar participando do painel, com profissionais que serviram de inspiração no início de sua carreira, já servia de motivação para os participantes.

 

 

Ela afirmou que motivar equipes de vendas e pós-vendas tem algumas similaridades, pois os perfis são parecidos, em relação à parte da renegociação. ‘’ Os fechadores e renegociadores têm perfis similares´´.

 

 

  • A Revista Turismo Compartilhado cobriu o Top Seller Event a convite da RCI Brasil