HOTELARIA
NEGÓCIOS
ENTRETENIMENTO
MULTIPROPRIEDADE
EXPERIÊNCIAS
MERCADO
PARQUES

15 anos de ADIT Brasil

Compartilhe esta matéria!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

* Artigo de Caio Calfat

A ADIT Brasil conquistou um lugar de destaque que poucas entidades no Brasil – representativas para o setor imobiliário e turístico, conseguiram. Começamos no Nordeste, abrangendo toda essa região, e hoje, apesar de seguirmos na capital alagoana, nosso trabalho está no país inteiro. Os cerca de 200 associados espalhados pelos 19 estados são a prova disso – mesmo durante uma pandemia que ainda não se findou, encontramos o respeito e confiança de todos eles, que nos acompanham mesmo em um período como o que estamos vivendo. Para além dessa representatividade pulsante, temos a credibilidade de um setor inteiro.

O trabalho realizado de forma muito eficiente por nossa equipe de retaguarda é apreciado por grandes entidades como CBIC, SECOVI-SP, AELO, incontáveis SINDUSCONs pelo Brasil, FOHB, ABIHs de todo o país, G20+ Turismo, diversos Conventions Bureaux, entre outros no Brasil e no exterior. A força da atuação que hoje possuímos nos dá respaldo para ir muito longe. Há 15 anos fomentamos o debate em temas como loteamentos, multipropriedade, timeshare, hotelaria, soluções jurídicas, investimentos imobiliários e até arquitetura, que é uma das novidades para esse segundo semestre.

Nada disso foi conquistado de uma hora para outra. Esses resultados também são fruto das diretorias que representaram a ADIT até aqui, e é muito importante destacar os vários momentos difíceis no decorrer dos altos e baixos do mercado. Sobre isso, gosto de pontuar dois momentos especiais de reinvenção da entidade: quando nos tornamos uma associação nacional e quando decidimos atuar nos diversos segmentos dos setores imobiliário e turístico, após o fim de uma era no final dos anos 2000.

Os seis seminários que promovemos anualmente são de suma importância para o mercado; cada qual com seu público, sua essência e característica, todos proporcionando oportunidades generosas de networking, novos negócios e debates pioneiros, transitando indistintamente e de forma sinérgica entre os meios acadêmico e produtivo.

O ADIT Invest, por exemplo, é respeitado pelo setor financeiro como um dos encontros mais relevantes do setor, já o Juris é muito aguardado pelo setor jurídico a cada edição – tendo sido, inclusive, palco para o embrião que deu surgimento ao IBRADIM, o Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário. Trata-se de mais uma entidade que nos respeita e que está presente em nossas ações anuais, mesmo tendo um calendário próprio de eventos tão bem sucedidos quanto os nossos. Essa interação e troca é justamente o que nos caracteriza.

Em resumo, a ADIT Brasil tem conquistado pessoas. As pessoas que realmente são importantes para o setor que fazemos parte.

Manter-se relevante, atuante e em ascensão não é tão simples quanto parece, mas adotamos a missão de antecipar tendências. Quando começamos a realizar o ADIT Share, a multipropriedade não estava totalmente desenvolvida no país, pelo contrário, havia apenas 2 destinos que abrigavam esse modelo de empreendimento. O timeshare cresceu muito nestes anos; podemos dedicar ao ADIT Share muito dos méritos dessa evolução. O mesmo aconteceu com o COMPLAN – em que os loteamentos naturalmente passaram a se tornar comunidades planejadas. As pessoas que frequentam os nossos eventos são responsáveis por isso. É papel da ADIT antecipar essas tendências e indicar o momento certo para inseri-las no mercado.

Não adianta ir muito além quando o mercado não está pronto para receber determinado produto. Responsabilidade sempre esteve na pauta.

Então conseguimos isso, desenvolver e explorar temas em ocasiões-chave para gerar soluções e aplicações práticas. A ADIT está além do seu tempo, com 15 anos ainda está jovem e é esse o diferencial que nos destaca: criar, estimular e apresentar meios para que o mercado absorva e produza o que há de melhor.

Pela frente, só vislumbro mais desdobramentos desse caminho que estamos trilhando. Seguir na vanguarda, sendo pioneiros nos setores imobiliário e turístico e investir cada vez mais em nossa área educacional. Temos um novo produto em fase de conceituação que nos ajudará e muito na tarefa de produzir e transmitir conteúdo de forma qualitativa para todo o mercado. Dos cursos inéditos às missões técnicas pelo mundo, estamos em plena fase de crescimento e as novidades chegarão aos poucos.

  • Caio Calfat atua há mais de 30 anos como consultor no mercado turístico-hoteleiro. É diretor-geral da Caio Calfat Real Estate Consulting, Presidente da ADIT Brasil e vice-presidente do SECOVI-SP.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Clique para compartilhar!

Deixe sua opinião!

Vote para PERSONALIDADE DO ANO no mercado de propriedade compartilhada.

Decida quem foi a “Personalidade do Ano” no nosso mercado! O resultado será exibido na página principal no dia 31 de Fevereiro de 2000